RentReliefBanner 

Você precisa de ajuda para fazer pagamentos de aluguel?


Programa de Assistência para Locação de Emergência


Se você se inscreveu neste programa e foi aprovado OU se fez a inscrição e ainda não recebeu uma resposta: Não se inscreva novamente! As atualizações relevantes do programa serão aplicadas à sua inscrição. Entre em contato com o seu CAA em caso de dúvidas.

 

O Programa de Assistência Emergencial ao Aluguel do Maine oferece pagamentos de auxílio ao aluguel e a serviços públicos para auxiliar locatários elegíveis. As Agências de Ação Comunitária do Maine analisarão as inscrições, verificarão a elegibilidade e processarão os pagamentos de despesas elegíveis em nome das famílias.

 


Elegibilidade


Os candidatos a inquilinos devem atender a todos estes critérios para serem considerados para isenção de aluguel:

Limites de Renda

Sua renda familiar deve atender a determinados limites de renda. Os limites variam de acordo com a localização e o tamanho do agregado familiar. Clique aqui para ver se sua receita está dentro dos limites do programa.


ReducedIncome

Dificuldade Financeira

Uma ou mais pessoas em seu agregado familiar têm passadoo por problemas financeiros durante a pandemia.

ERAProgramIcon_HouseholdUtilities

Dificuldades para pagar o aluguel ou as concessionárias de serviços públicos:

Você está tendo dificuldade para pagar o aluguel ou as concessionárias de serviços públicos.



Inscrição


OnlineIcon

Inscreva-se Online

Para se inscrever on-line, selecione abaixo o condado em que você mora e nós o encaminharemos para a agência correta.

Current County:

Icon_Data

Aplicação de papel
Baixe um aplicativo aqui. Você pode enviar o seu requerimento por e-mail ou pelos correios para a Agência de Ação Comunitária local. Se precisar de um requerimento em papel, ligue para a MaineHousing pelo telefone 1-800-452-4668 e lhe enviaremos o requerimento.


Perguntas Frequentes



Perguntas do Inquilino


Perguntas frequentes do locatário

Se eu já me inscrevi neste programa, precisarei me inscrever novamente?

Não. Se você já se inscreveu e foi aprovado ou fez a inscrição e ainda não recebeu uma resposta sobre a sua inscrição, não há necessidade de se inscrever novamente! Se você se inscreveu e foi indeferido com base no fato de seus problemas financeiros estarem relacionados à COVID, sua Agência de Ação Comunitária entrará em contato com você.

A quem devo contatar caso tenha dúvidas sobre este programa?

Em caso de perguntas gerais sobre o programa, ligue para a MaineHousing em 1-800-452-4668. Em caso de alguma pergunta específica sobre a sua inscrição, ligue para o CAA local.

Posso ser despejado durante o período de em que aguardo a aprovação dos fundos?

Se você estiver enfrentando algum despejo, ou teme que ele possa ocorrer, entre em contato com a Pine Tree Legal Assistance ou com os Serviços Jurídicos para Idosos. Eles dispõem de financiamento para ajudá-lo, mesmo se você não seja elegível para este programa.

O programa esgotará os recursos?

Embora não possamos garantir, esperamos que o Maine tenha fundos suficientes para auxiliar todos os locatários que sejam elegíveis para a assistência.

O que há de novo nesta rodada de auxílio ao aluguel?

Esta atualização do programa oferece o seguinte:

  • Este programa agora pode cobrir até 18 meses de pagamento do aluguel (em vez de 15 meses).
  • Este programa cobre locatários qualificados que tiveram dificuldades financeiras durante a pandemia (em vez de devido à pandemia).
  • Estamos financiando a Pine Tree Legal Assistance para a representação legal de locatários em casos de despejo.

 

Onde posso obter atualizações sobre este programa?

Preencha o requerimento abaixo para se cadastrar em nossa lista de e-mail para atualizações do Programa de Assistência Emergencial ao Aluguel. Compartilharemos atualizações sobre este programa através da lista de e-mail, através de publicações aqui, e em nossas plataformas de mídia social.

O que ocorrerá se o meu locador não participar do programa?

Ainda assim você pode se inscrever. Mesmo que o seu locador não participe, inclua as informações de contato dele em sua inscrição. Assim que receber a notificação de que você se inscreveu, ele terá de 5 a 7 dias para preencher os documentos e devolvê-los. Se ele não preencher os documentos ou nos contatar, envidaremos esforços para solucionar a questão com você.


PERGUNTAS SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Como posso me inscrever?

Você pode se inscrever no início desta página, onde está escrito "Inscrição".

  • Inscrição on-line: Clique no menu suspenso e selecione o seu país. Clique em “Inscreva-se on-line agora” e preencha o seu requerimento.
  • Inscrição por requerimento em papel: Você pode baixar o requerimento acima e imprimi-lo. Envie ou entregue o seu requerimento preenchido e cópias dos documentos de que você precisa para se inscrever ao CAA local. Você também pode ligar para a MaineHousing pelo telefone 1-800-452-4668 e podemos enviar-lhe uma cópia em papel.

 

Qual é o prazo para inscrição?

As inscrições serão aceitas em uma base contínua até setembro de 2022.

Quais são as informações necessárias para a inscrição?

Tanto os locatários quanto os locadores precisam fornecer informações ao se inscreverem (se você for um locatário e o seu locador não participar, podemos enviar o pagamento para você). Os locadores devem fornecer informações básicas e responder perguntas de inscrição. Você precisa fornecer as informações de contato do seu locador. Não é necssário fazer upload de nenhum documento ao se inscrever. A sua CAA local entrará em contato com você se necessitar de informações ou documentos adicionais.

Os locadores serão contatados pela CAA quando for o momento do preenchimento de informações e envio de documentos.

O meu locador precisa enviar algum documento?

Para ser pago diretamente, seu locador deverá enviar os documentos. Se você não tiver um contrato de arrendamento ou de aluguel, o locador precisará provar que é o proprietário do imóvel. Ele pode utilizar um recibo de imposto ou a escritura de propriedade. Se o imóvel for alugado por uma empresa de administração de imóveis, a empresa precisará comprovar que administra o imóvel.

O que acontece depois do envio da minha inscrição?

Se você se inscrever on-line: Depois de enviar sua inscrição, o sistema o direcionará para uma página com mais informações sobre as próximas etapas. Assim que a sua CAA acessar a sua inscrição, você receberá um e-mail informando que ela está sendo processada. Isso pode levar de 4 a 6 semanas. Você também receberá um e-mail quando a CAA aprovar ou indeferir a sua solicitação de pagamento. As Agências de Ação Comunitária (CAAs) do Maine administram o programa localmente e você deve ligar para elas em caso de dúvidas. Clique aqui para encontrar a sua CAA local. Você também pode clicar aqui para acessar um portal do cliente ERA para verificar o status da sua inscrição.

Se a sua inscrição for feita em documento físicoVocê receberá um e-mail ou um telefonema. Eles irão telefonar ou enviar um e-mail quando obtiverem sua inscrição e enviarão um e-mail ou telefonarão para informar se aprovaram ou indeferiram a sua inscrição. Se você tiver acesso à Internet, poderá acessar o portal do cliente ERA para verificar o status da sua inscrição.

Como o meu locador será pago?

Depois que a CAA tiver recebido todos os documentos necessários do seu locador, ela analisará e aprovará a sua inscrição. Em seguida, o pagamento será enviado ao locador o mais rápido possível via cheque ou depósito direto. Você será notificado quando a sua inscrição for aprovada. Se o seu locador não estiver participando, a CAA organizará com você a realização do pagamento.

Como posso provar que estou tendo dificuldades para pagar o meu aluguel ou as concessionárias de serviços públicos?

Tudo o que você precisa fazer é mostrar notificações de atraso de serviços públicos ou aluguel. Se você estiver em dia com o aluguel, mas precisar de auxílio nos próximos meses, ao enviar o seu requerimento, você estará assinando um documento legal informando que necessita de auxílio. Não podemos pagar futuras contas de serviços públicos porque precisamos ter o extrato atual para pagar a concessionária.

Não tenho scanner e só tenho versões em papel dos documentos que preciso para a inscrição. O que devo fazer?

Você pode tirar uma foto com o seu telefone celular e enviá-las ao CAA local por meio de um link que eles enviaram a você ou por e-mail. Você também pode fotocopiar os documentos e devolvê-los ou enviá-los ao CAA local pelos correios.

Preciso de ajuda para preencher o requerimento. Alguém pode me auxiliar?

Sim. Você pode ligar para o CAA local e eles podem ajudá-lo a preencher o requerimento pelo telefone. Você também pode solicitar que um membro da família ou amigo o ajude a preencher o requerimento on-line.

Essas agências também podem auxiliar os candidatos a preencherem o requerimento:

E se meu requerimento for indeferido? Posso recorrer da decisão?

Sim. Se quiser recorrer da decisão, você pode ligar para o CAA que indeferiu o seu pedido e informar que deseja recorrer. O seu requerimento será analisado por um outro funcionário do CAA. Se eles mantiverem a decisão, você pode recorrer através da MaineHousing, ligando para 1-800-452-4668.


PERGUNTAS DE ELEGIBILIDADE

Quem é elegível para auxílio ao aluguel?

Os locatários requerentes devem atender a todos estes critérios para serem considerados para o auxílio ao aluguel:

  • Sua renda familiar deve atender a certos limites de renda. Os limites variam de acordo com a localização e o tamanho do agregado familiar. Clique aqui para conferir os Limites de Renda.
  • Você deve ter tido dificuldades financeiras durante a pandemia (começando em 13 de março de 2020).
  • Você deve estar tendo dificuldade para pagar o aluguel ou os serviços públicos. Você também pode se qualificar se não tiver moradia.

 

Eu moro em casas subsidiadas. Posso me inscrever?

Sim. Antes de se inscrever, certifique-se de ter informado ao administrador do programa da sua habitação subsidiada para que ele possa fazer quaisquer alterações em seu aluguel, se necessário.

Preciso estar desempregado para me qualificar?

Não. Contanto que você atenda aos requisitos do programa, você não precisa estar desempregado para se qualificar para este programa.

Tive que reduzir minhas horas/aumentar os custos por causa de problemas de creche relacionados à COVID-19. Posso me inscrever?

Sim.

Eu moro em uma casa móvel e alugo o terreno onde estou. Posso me inscrever neste programa?

Sim. Este programa cobrirá o aluguel do lote e/ou o aluguel da casa móvel. As taxas de parque não estão incluídas.

Não sou um locatário, tenho uma hipoteca. Existe auxílio disponível para mim?

Infelizmente, o Programa de Assistência Emergencial ao Aluguel está disponível apenas para locatários. O Departamento de Proteção ao Consumidor do Maine administrará o Fundo de Assistência ao Proprietário. Eles publicarão as atualizações aqui.  Você também pode entrar em contato com eles pelo telefone 1-888-664-2569.

E se eu não tiver renda? Ainda posso me inscrever? Ainda tenho que enviar algum tipo de documentação?

Mesmo que não tenha renda, você pode se inscrever no programa. Você assinará um documento informando que não tem nenhuma renda.

Peguei dinheiro emprestado para pagar aluguel/serviços públicos ou paguei meu aluguel/serviços públicos com cartão de crédito. Posso ser reembolsado por meio deste programa?

Não, não podemos reembolsá-lo. Este programa é apenas para aluguel e serviços públicos que ainda não foram pagos. No entanto, consideramos a necessidade de pedir dinheiro emprestado para pagar o aluguel como prova de que você precisa de auxílio deste programa. Você também precisaria atender a outros requisitos de elegibilidade.

Preciso ter perdido meu emprego ou ter minha renda reduzida para me inscrever?

Não. Você só precisa atender aos requisitos de renda, ter problemas financeiros durante a pandemia e dificuldade em pagar o aluguel ou os serviços públicos.

E se eu estiver um pouco acima do limite de renda da minha área? Há algo que eu possa fazer?

Fale com o seu CAA local para obter mais informações.

Estou alugando para adquirir o imóvel. Posso me inscrever?

Sim. Você pode se inscrever, contanto que ninguém em sua residência seja proprietário da unidade ou tenha a hipoteca atual da propriedade. Você ou o seu locador deverão fornecer o seu contrato de aluguel ou arrendamento.

Eu alugo de meus pais ou de outro parente. Posso me inscrever?

Você só pode se inscrever se mora em uma unidade separada do seu locador. Isso significa que você deve ter cozinha e banheiro em sua unidade. Você deve ter um contrato de aluguel por escrito preexistente e evidências de um histórico de pagamentos de aluguel consistentes.

Você não é elegível se for parente e pagar aluguel informalmente. Se você não tiver certeza, pode entrar em contato com a MaineHousing pelo telefone 1-800-452-4668 e nós poderemos ajudá-lo.

Tenho um colega de quarto e preciso de auxílio para pagar o aluguel, mas meu colega de quarto não. Posso me inscrever?

Sim. Você pode requerer a sua parte do aluguel. Você não precisa incluir a renda de seu colega de quarto na sua inscrição. O seu locador receberá a sua parte do aluguel, se você for elegível. Se pagar o seu locador diretamente, ele precisará fornecer alguns documentos. Ele receberá essas informações por e-mail assim que você se inscrever. Se você paga aluguel para algum colega de quarto, precisará enviar a documentação do histórico de pagamentos.

Tenho que estar com o aluguel atrasado para me inscrever?

Não. Você pode se inscrever para cobrir pagamentos de aluguel anteriores E/OU futuros. Você poderá solicitar até 18 meses de aluguel, incluindo aluguel até 13 de março de 2020, se necessário, e até 3 meses de aluguel de uma só vez.


PERGUNTAS SOBRE COBERTURA DO PROGRAMA

Qual será a cobertura do fundo de auxílio ao aluguel?

O Programa de Assistência Emergencial ao Aluguel pode pagar o aluguel e alguns serviços públicos devidos desde 13 de março de 2020. O programa também cobrirá até três meses de aluguéis a vencer de uma só vez. Os serviços de eletricidade, água, esgoto, lixo, aquecimento e internet podem ser cobertos.

Qual valor do meu aluguel mensal este programa abrangerá?

Não há limite mensal para o auxílio ao aluguel elegível. Se você for elegível, o programa fará o pagamento do aluguel acordado em seu contrato. Você pode solicitar o aluguel devido até 13 de março de 2020, bem como para os próximos 3 meses do próximo aluguel de uma só vez. Por exemplo, você pode se inscrever em agosto de 2021 e a inscrição pode cobrir o aluguel de setembro, outubro e novembro de 2021 E qualquer aluguel atrasado que você deva. Este programa pode cobrir até um total de 18 meses de seu aluguel e/ou serviços públicos.

Ainda poderei obter auxílio para pagar o meu aluguel após os primeiros três meses de cobertura do programa?

Sim. Você pode obter até 18 meses de aluguel total. Quando os primeiros 3 meses finalizarem, a sua Agência de Ação Comunitária entrará em contato para perguntar se você ainda precisa de auxílio. Então, você poderá obter até mais três meses de auxílio com o pagamento de aluguel/serviços públicos.

Posso solicitar fundos para auxiliar com serviços públicos, mesmo se eu não precisar de auxílio ao aluguel?

Sim, os locatários podem solicitar auxílio para pagar os serviços públicos, mesmo que não precisem de auxílio para pagar o aluguel. Você precisará mostrar os valores anteriores e atuais, fornecendo um extrato recente da (s) concessionária (s) de serviços públicos.

O programa pode pagar minhas contas de serviços públicos futuros como faz com o aluguel?

Não. Precisamos do extrato ou fatura atual para pagar a sua concessionária.


Perguntas do Senhorio

O que devo fazer se houver locatários que se inscreveram?

Você precisa responder à CAA dentro de um determinado número de dias: 5 dias se eles ligarem ou enviarem um e-mail, ou 7 dias se o contato for feito por e-mail. Se você não responder nesse prazo, seu locatário receberá os fundos do programa. 

Ao participar, com o que estou concordando?

Ao participar deste programa, você concorda em não tomar nenhuma providência para despejar seu locatário por falta de pagamento do aluguel ou quaisquer custos relacionados por quaisquer meses no período de março de 2020 até a presente data ou por quaisquer meses em que eles estejam sendo pagos por deste programa. Você também concorda em não aumentar o aluguel do locatário em mais de 5% em um período de 12 meses. Se o seu locatário for ou se tornar um locatário por tempo indeterminado, você concorda em não iniciar um despejo sem causa durante os meses em que for pago pelo Programa de Assistência Emergencial ao Aluguel.

Posso solicitar o auxílio ao aluguel em nome de meus locatários?

Você pode auxiliar os locatários a preencherem o requerimento. Você também pode iniciar o processo ligando para o CAA local e solicitando um requerimento do locador. A partir daí, você o preencherá e o enviará. O seu CAA entrará em contato com seu locatário.

Existe um limite para o número de locatários que tenho usando este programa?

Não.

Como serei pago?

Dependendo das informações fornecidas no requerimento e no contrato, você receberá fundos por meio de depósito direto ou cheque.

E se eu for pago pelos próximos meses e meu locatário se mudar? Tenho que reembolsar o programa?

Sim. Você deve reembolsar o programa por qualquer mês em que seu locatário não ocupou a unidade.

E se eu decidir que não quero participar?

Esperamos que os locadores queiram participar do programa, mas não podemos exigir que você o faça. No entanto, o seu locatário pode inscrever-se neste programa sem a sua participação e obter os fundos. Se você não quiser participar, informe o CAA quando entrarem em contato com você.

E se meu locatário se recusar a participar? Ainda posso me inscrever em seu nome?

Esperamos que os locatários participem, mas não podemos exigir que se inscrevam. Você não pode se inscrever em nome deles.

O meu locatário pode recorrer da decisão se o seu pedido for indeferido?

Sim. Se o seu locatário quiser recorrer da decisão, ele pode ligar para o CAA e informar que deseja recorrer. O requerimento será analisado por um outro funcionário do CAA. Se o CAA mantiver a decisão anterior, o seu locatário poderá recorrer através da MaineHousing, ligando para 1-800-452-4668.

Posso recorrer da decisão do CAA em nome do meu locatário?

Não. No entanto, você pode iniciar um recurso em seu próprio nome.

Meu locatário se inscreveu neste programa e depois se mudou. Eles ainda me devem um aluguel atrasado/não pago. O que eu faço?

Preencha a documentação conforme solicitado. Pagaremos o aluguel retroativo/não pago, desde que o locatário more em sua unidade no momento da inscrição E ele seja elegível para o programa.



If you are worried that someone you know has applied for this program and doesn’t really need help, you can contact the Maine State Auditor’s Fraud Hotline to make a report. MaineHousing also reserves the right to randomly select applications and request supporting documentation to check for program eligibility.


Email Updates


Please fill out the form below to join our email list for Emergency Rental Assistance Program updates.  



MaineHousing does not discriminate on the basis of race, color, religion, sex or gender, sexual orientation, gender identity or expression, national origin, ancestry, disability, age, marital status or receipt of public assistance in the admission or access to or treatment in its programs and activities. In employment, MaineHousing does not discriminate on the basis of race, color, religion, sex or gender, sexual orientation, gender identity or expression, national origin, ancestry, age, disability or genetic information. MaineHousing will provide appropriate communication auxiliary aids and services upon sufficient notice. MaineHousing will also provide this document in alternative formats upon sufficient notice. MaineHousing has designated the following person responsible for coordinating compliance with applicable federal and state nondiscrimination requirements and addressing grievances: Lauren Bustard, Maine State Housing Authority, 26 Edison Drive, Augusta, Maine 04330, Telephone Number 1-800-452-4668 (voice in state only), (207) 626-4600 (voice) or Maine Relay 711.