RentReliefBanner 

Você precisa de ajuda para fazer pagamentos de aluguel?


Programa de Assistência para Locação de Emergência


O Maine dispõe de US$ 200 milhões em fundos de auxílio ao aluguel do Programa Federal de Auxílio Emergencial ao Aluguel. Este programa oferecerá pagamentos de aluguel e benefícios de serviços públicos para ajudar os locatários qualificados a manter a estabilidade da habitação. As Agências de Ação Comunitária do Maine analisarão as inscrições, verificarão a elegibilidade e processarão os pagamentos das despesas elegíveis em nome das famílias.



Elegibilidade


Os candidatos a inquilinos devem atender a todos estes critérios para serem considerados para isenção de aluguel:

Limites de Renda

Sua renda familiar deve atender a certos limites de renda. Os limites variam de acordo com a localização e o tamanho da família. Clique aqui para ver se sua receita está dentro dos limites do programa.


ReducedIncome

Dificuldade Financeira

Você deve ter sua renda reduzida, despesas significativas ou outras dificuldades financeiras por causa do COVID-19 OU qualificado para receber benefícios de desemprego entre 13 de março de 2020 e a data de sua inscrição.

HousingInstability

Instabilidade de habitação

Você deve mostrar que corre o risco de ficar sem teto OU que pode perder sua moradia. Isso pode incluir pedir dinheiro emprestado para pagar despesas de moradia, ter aluguel ou contas de serviços públicos vencidos ou avisos de despejo.


Inscrição


OnlineIcon

Inscreva-se Online

Acreditamos que os problemas do sistema de aplicativos que tínhamos quando o programa foi aberto foram resolvidos. Se você tiver problemas com a inscrição, ligue para a Agência de Ação Comunitária local.

Para se inscrever online, selecione abaixo o condado em que você mora e iremos encaminhá-lo à agência correta.

Current County:

Icon_Data

Aplicação de papel
Baixe um aplicativo aqui. Você pode enviar a inscrição por e-mail ou correio para a Agência de Ação Comunitária local. Se você precisar de um formulário em papel, ligue para MaineHousing em 1-800-452-4668 e enviaremos um para você.


Perguntas Frequentes



Perguntas do Inquilino

Quando posso me inscrever?

Você pode se inscrever a partir de segunda-feira, 1º de março às 12h. Esta página terá um botão “Inscrever-se agora”, que o levará à inscrição.

Quem é elegível para o auxílio ao aluguel?

Os locatários requerentes devem atender a todos estes critérios para serem considerados para o auxílio ao aluguel:

  • Sua renda familiar deve atender a certos limites de renda. Os limites variam de acordo com a localização e o tamanho do agregado familiar. Clique aqui para conferir os Limites de Renda. 
  • Você deve ter tido a sua renda reduzida, custos significativos ou outras dificuldades financeiras em virtude da COVID-19 OU ser qualificado para receber benefícios de desemprego entre 13 de março de 2020 e a data em que você se inscreveu.
  • Você deve mostrar que corre o risco de ficar sem teto ou que pode perder sua moradia. Isso pode incluir pedir dinheiro emprestado para pagar os custos de moradia ou atrasar o aluguel ou serviços públicos. Também pode incluir obter um aviso de despejo ou ameaças de despejo.

Eu moro em casas subsidiadas. Posso me inscrever?

Sim. Mesmo se você tiver um Voucher de Opção de Habitação ou estiver abrangido na Seção 8, poderá solicitar sua quota do aluguel. Antes de se inscrever, certifique-se de informar o administrador do programa para que ele possa fazer quaisquer alterações em seu aluguel, se necessário.

O que o programa cobrirá?

O Programa de Auxílio Emergencial ao Aluguel pode pagar o aluguel e alguns serviços públicos devidos até 13 de março de 2020. O programa também cobrirá até três meses de aluguel e serviços públicos futuros. Os serviços públicos incluem eletricidade, água, esgoto, lixo e aquecimento. O programa pode cobrir taxas de atraso de aluguel, desde que as taxas de atraso sejam legais e incluídas no seu contrato de arrendamento. O programa também pode cobrir despesas como internet ou realocação e outras despesas de mudança. Você pode solicitar ajuda com o pagamento de serviços públicos mesmo se não precisar de ajuda para pagar o aluguel.

Qual valor de aluguel esse programa cobrirá para mim?

Não há limite mensal para o auxílio ao aluguel elegível. O valor mensal é determinado pelo pagamento do aluguel acordado no seu contrato de arrendamento. Você pode solicitar o aluguel atrasado devido até 13 de março de 2020, bem como até 3 meses de aluguel futuro de uma só vez. Por exemplo, você pode se inscrever em março de 2021 e a inscrição pode cobrir o aluguel de abril, maio e junho de 2021 E qualquer aluguel atrasado que você deva. Este programa pode cobrir até um total de 15 meses de seu aluguel.

Preciso estar com o aluguel atrasado para me beneficiar do novo programa de auxílio ao aluguel?

Não. Você pode solicitar o auxílio ao aluguel (e/ou auxílio ao pagamento de serviços públicos) para cobrir pagamentos de aluguel anteriores E/OU futuros. Você poderá solicitar o aluguel até 13 de março de 2020, se necessário, e até 3 meses de aluguel por vez.

Ainda poderei obter ajuda para pagar meu aluguel após os primeiros três meses de cobertura do programa?

Sim. Você pode obter até 15 meses de aluguel vencido e atual. Quando os primeiros 3 meses acabarem, você será contatado (por telefone se tiver enviado uma inscrição em papel ou por e-mail se você tiver feito a inscrição on-line) para perguntar se ainda precisa de ajuda. Será preciso fornecer informações de renda novamente se tiver fornecido apenas um mês de informações de renda na primeira vez. Também será preciso comprovar que atende a outros requisitos do programa. Então, você poderá obter até mais três meses de ajuda com o pagamento do aluguel/serviços públicos.

Tenho que estar desempregado para me qualificar?

Não. Contanto que você possa comprovar a necessidade e atender aos requisitos de renda, não precisa estar desempregado para se qualificar para este programa.

Tive que reduzir minhas horas/aumentar os custos por causa de problemas de creche relacionados à COVID-19. Posso me inscrever?

Sim.

Eu moro em uma casa móvel e alugo o terreno onde estou. Posso me inscrever neste programa?

Sim. Este programa cobrirá o aluguel do lote e/ou aluguel da casa móvel. As taxas de parque não serão cobertas.

Posso solicitar fundos para ajudar com serviços públicos, mesmo se eu não precisar de auxílio ao aluguel?

Sim, os locatários podem solicitar ajuda para pagar os serviços públicos, mesmo que não precisem de ajuda para pagar o aluguel. Você precisará apresentar os valores vencidos e atuais, fornecendo um extrato recente da (s) empresa (s) de serviços públicos.

Quais informações eu preciso fornecer?

Além das informações abaixo, encorajamos locatários e locadores a conversarem sobre a participação no programa, pois ambos precisarão fornecer informações no momento da inscrição.

VERIFICAÇÃO DE RENDA:
Você precisará fornecer sua renda familiar anual de 2020 OU sua renda familiar mensal atual.

Itens de opção de renda anual de 2020

Itens de opção de renda mensal atual:

 

  • A renda anual do seu agregado familiar em 2020.

  • Formulário 1040s do IRS de 2020 para todos os membros do seu agregado familiar com 18 anos ou mais OU

  • Declarações de salários, recibos de pagamento, Formulário W-9 do IRS, Formulário 1099 do IRS e Cronograma C se autônomo, declarações de juros, Formulário 1099 G ou declarações de benefícios da conta DOL ReME se desempregado e outro comprovante de renda para todos os membros do agregado familiar com 18 anos ou mais

  • Envie uma carta de determinação de elegibilidade de uma agência governamental datada de 1º de janeiro de 2020 ou posterior (como TANF, HEAP ou SNAP)

 

  • A renda mensal do seu agregado familiar na data de inscrição.

  • Envie as declarações de salários, recibos de pagamento, declarações de juros, declarações de benefícios de desemprego (disponíveis na conta DOL ReME) do mês passado e outros comprovantes de renda para todos os membros do agregado familiar com 18 anos ou mais

Planeje fornecer o máximo de informações de renda que puder.

Se você se qualificar para a Opção de Renda Anual 2020 e precisar da ajuda deste programa posteriormente, não precisará fornecer essas informações novamente.

Se você se qualificar para usar a Opção de Renda Mensal Atual e precisar de ajuda deste programa posteriormente, precisará fornecer a renda mensal do seu agregado familiar novamente.

 

PROVA DE RESIDÊNCIA E ALUGUEL
Você precisará fornecer comprovante do seu contrato de arrendamento ou uma conta de luz para comprovar a sua residência. Também será preciso fornecer o seu contrato de arrendamento ou recibos de pagamento do aluguel como prova do valor devido. Se você não puder fornecer esses documentos, entraremos em contato com seu locador para confirmar sua residência e o valor devido.

ASSISTÊNCIA COM SERVIÇOS PÚBLICOS
Você precisará fornecer contas de serviços públicos ou uma notificação para a qual precisa de auxílio.

INFORMAÇÕES DO LOCADOR
Certifique-se de ter o nome, número de telefone e endereço de e-mail do locador ou administradora de imóveis que receberá o pagamento, se aprovado.

Você pode notificar seu locador de que ele precisará preencher formulários. A Agência de Ação Comunitária (CAA) enviará a eles um formulário e W-9 para preencher e assinar. O pagamento do aluguel não pode ser feito até que o Locador forneça o formulário W-9 e o formulário assinado à CAA local. Você não precisa se preocupar com os formulários W-9 das empresas de serviços públicos.

Como meu locador será pago?

Depois que você enviar todos os seus documentos e o seu proprietário enviar todos os documentos, a CAA analisa e aprova as inscrições qualificadas. Em seguida, o pagamento será enviado ao locador o mais rápido possível via cheque ou depósito direto. Você será notificado quando sua inscrição for aprovada.

Como posso me inscrever?

Assim que o programa for lançado, você poderá se inscrever das seguintes formas: · On-line (a forma mais eficiente de se inscrever). · Inscrições em papel. Ligue para MaineHousing em 1-800-452-4668. Anotaremos o seu nome e endereço de correspondência e enviaremos um formulário em papel. Você também pode baixar uma cópia do formulário aqui para imprimir, preencher e enviar por correio para a Agência de Ação Comunitária local. Você pode encontrar sua agência local aqui .

Qual é o prazo de inscrições?

As inscrições serão aceitas em uma base contínua até setembro de 2021. Se houver fundos federais adicionais para o auxílio ao aluguel, atualizaremos esta página quando tivermos essa informação.

O programa ficará sem dinheiro?

Embora não possamos garantir, esperamos que Maine tenha fundos suficientes para ajudar todos os locatários que se qualificam para o auxílio.

O que acontecerá se o meu locador não participar do programa?

Você ainda pode se inscrever. Mesmo que o seu locador não participe, inclua as informações de contato dele em sua inscrição. Assim que receberem a notificação de que você se inscreveu, eles terão de 10 a 14 dias para preencher os documentos e devolvê-los. Se eles não preencherem os documentos ou nos contatarem, trabalharemos com você e enviaremos o pagamento.

Se o seu locador não participar e você não puder apresentar um contrato de arrendamento ou recibo de aluguel com o valor do aluguel, pagaremos a você até 100% da Taxa de Mercado Justa (FMR). Você pode encontrar a FMR para sua área aqui.

O que acontece depois do envio da minha inscrição? Quem devo contatar sobre minha inscrição, uma vez que ela seja enviada?

Se você se inscrever on-line, após o envio da sua inscrição, você será direcionado para uma página com mais informações sobre o que vem a seguir. Assim que o CAA importar sua inscrição, você receberá um e-mail informando que a inscrição está sendo processada. Você também receberá um e-mail quando a inscrição for aprovada para pagamento. As Agências de Ação Comunitária (CAAs) do Maine administrarão o programa localmente e serão o seu principal ponto de contato para perguntas. Clique aqui para encontrar a sua CAA local. Se você se inscrever utilizando um formulário em papel, receberá um e-mail, se o incluiu em seu formulário, ou um telefonema. Eles irão ligar para você ou enviar um e-mail quando receberem sua inscrição e quando for aprovado para pagamento.

O que há de novo nesta rodada de auxílio ao aluguel?

O novo Programa de Auxílio Emergencial ao Aluguel oferece várias vantagens.

  • Este é um programa de longo prazo, em vez de um mês a mês. Isso significa que os requisitos são consistentes e as inscrições serão simplificadas.
  • Este programa pode cobrir até 15 meses de pagamento do seu aluguel. Ele cobre o aluguel não pago até 13 de março de 2020 mais três meses futuros com uma inscrição. Você também terá a opção de confirmar se deseja estender os benefícios após os primeiros três meses.
  • Este programa pode cobrir o custo de alguns serviços públicos, independentemente de você precisar ou não de ajuda para pagar o aluguel.
  • Se você corre o risco de ficar sem teto, também pode se qualificar para outros serviços. Mais informações serão fornecidas em breve.

Eu me inscrevi no programa anterior antes de ser encerrado em 30 de dezembro de 2020, mas minha inscrição não foi processada/meu locador não foi pago. O que eu faço?

Ligue para MaineHousing em 1-800-452-4668. 

Onde posso obter atualizações sobre este programa?

Preencha o formulário abaixo para se inscrever em nossa lista de e-mail para atualizações do Programa de Auxílio Emergencial ao Aluguel. Compartilharemos atualizações sobre este programa através da lista de e-mail, postando aqui, e em nossas plataformas de mídia social.

Para quem devo ligar caso tenha perguntas sobre este programa?

Se você tiver perguntas gerais sobre o programa, ligue para MaineHousing em 1-800-452-4668. Se você tiver uma pergunta específica sobre sua inscrição, ligue para o CAA local.  

Posso ser despejado enquanto espero por esses fundos?

Há uma moratória de despejo federal até 31 de julho de 2021. Isso significa que os locadores não podem despejar locatários devido ao não pagamento do aluguel durante a COVID-19. Se você estiver enfrentando um despejo, ou teme que isso possa acontecer, entre em contato com a Assistência Jurídica da Pine Tree. 

Não sou um locatário, tenho uma hipoteca. Existe ajuda disponível para mim?

Infelizmente, o Programa de Auxílio Emergencial ao Aluguel está disponível apenas para locatários. Se você tiver um empréstimo MaineHousing, entre em contato com o seu gestor de empréstimo e pergunte como obter ajuda por meio de um programa MaineHousing. Para hipotecas por meio de outros credores, encorajamos você a entrar em contato com o seu gestor de hipotecas (a agência que lhe envia seus extratos de hipoteca) e falar com eles.

E se eu não tiver renda? Posso me inscrever ainda assim? Ainda preciso enviar algum tipo de documentação?

Mesmo que não tenha renda, você pode se inscrever no programa. Você não precisa enviar nenhum documento.

Peguei dinheiro emprestado para pagar o aluguel/Paguei o aluguel com cartão de crédito. Posso ser reembolsado por meio deste programa?

Não, não podemos reembolsá-lo. Este programa é apenas para aluguel que ainda não foi pago. No entanto, consideramos a necessidade de pedir dinheiro emprestado para pagar o aluguel como prova de que você precisa de ajuda para este programa. Você também precisaria atender a outros requisitos de elegibilidade.

Preciso ter perdido meu emprego ou ter minha renda reduzida para me inscrever?

Não. Você só precisa atender aos requisitos de renda, ter tido aumento de custos em virtude da COVID-19 e ter dificuldade para pagar o aluguel ou os serviços públicos.

Que tipo de aumento de custos devido à COVID-19 atende aos requisitos?

Existem muitas opções. Elas podem incluir:

  • Contas de serviços públicos mais altas ou novas porque você está ficando mais em casa
  • Custos de Internet novos ou mais elevados porque você precisa trabalhar remotamente ou o seu filho precisa de Internet para o aprendizado remoto
  • Contas mais altas de mercearia
  • Contas médicas em virtude da COVID-19
  • Custos de creche novos ou mais elevados
  • Custos domésticos novos ou mais elevados
Se não tiver certeza, você pode ligar para MaineHousing em 1-800-452-4668 e poderemos ajudá-lo.

 

Como posso comprovar que atendo o requisito de “instabilidade de habitação”

Tudo o que você precisa fazer é mostrar notificações de atraso de serviços públicos ou aluguel. Se você estiver em dia com o aluguel, mas precisar de ajuda nos próximos meses, pode assinar um documento declarando que precisa de ajuda. Não podemos pagar contas futuras de serviços públicos porque temos que ter o extrato atual para pagar a concessionária.

O programa pode pagar minhas contas de serviços públicos futuras como faz com o aluguel?

Não. Precisamos do extrato ou fatura atual para pagar sua concessionária.

E se eu estiver um pouco acima do limite de renda da minha área? Há algo que eu possa fazer?

Talvez. Podemos dar uma olhada em certas contas ou custos que você tem e subtraí-los de sua receita. Isso inclui coisas como pagamentos de pensão alimentícia ou contas médicas/de prescrição. Ligue para o CAA local (LINK) se tiver dúvidas.

Não tenho um scanner e tenho apenas versões em papel dos documentos necessários para a inscrição. O que devo fazer?

Você pode tirar uma foto com o seu celular e enviá-las ao CAA local por meio de um link que eles lhe enviam ou por e-mail. Você também pode fotocopiar os documentos e devolvê-los ou enviá-los ao CAA local pelo correio.

Preciso de ajuda para preencher o formulário. Alguém pode me ajudar?

Sim. Você pode ligar para o CAA local e eles podem fazer o aplicativo pelo telefone com você. Você também pode pedir a um membro da família ou amigo para ajudá-lo a preencher o formulário on-line.

Há algo que meu locador precise fazer que seja diferente do último programa?

Sim. Se você não tiver um contrato de arrendamento ou aluguel, o seu locador precisará provar que é o proprietário da propriedade. Eles podem usar um recibo de imposto ou a escritura de propriedade. Se você não tiver um contrato de arrendamento ou aluguel, o seu Locador precisará provar que é o proprietário da propriedade. Seu locador receberá um e-mail quando sua inscrição for retirada do sistema que fornece essas informações.

Estou alugando com opção de compra. Posso me inscrever?

Sim. Você pode se inscrever, desde que ninguém em sua residência seja proprietário da unidade ou tenha a hipoteca atual da propriedade. Você precisará fornecer seu aluguel ou contrato de aluguel.

Eu alugo dos meus pais ou de outro parente. Posso me inscrever?

Você só pode se inscrever se morar em uma unidade separada do seu locador. Isso significa que você deve ter cozinha e banheiro em sua unidade. Exigimos um arrendamento por escrito preexistente e evidências de um histórico de pagamentos de aluguel consistentes.

Você não é elegível se for parente e pagar aluguel informalmente. Se você não tiver certeza, pode entrar em contato com a MaineHousing pelo telefone 1-800-452-4668 e nós podemos ajudar.

Tenho um colega de quarto e preciso de ajuda para pagar o aluguel, mas meu colega de quarto não. Posso me inscrever?

Sim. Você pode solicitar sua parte do aluguel. Você não precisa incluir a renda de seus colegas de quarto no formulário. Se você for elegível, o seu locador receberá a sua parte do aluguel. Se você pagar ao seu locador, ele precisará fornecer alguns documentos. Eles receberão essas informações por e-mail assim que você se inscrever. Se você paga aluguel para seu colega de quarto, precisa enviar a documentação do histórico de pagamentos.

E se a minha inscrição for recusada? Posso recorrer da decisão?

Sim. Se quiser recorrer da decisão, você pode ligar para o CAA que negou seu pedido e dizer que deseja recorrer. Uma pessoa diferente no CAA analisará sua inscrição. Se eles tomarem a mesma decisão, você pode recorrer através da MaineHousing, ligando para 1-800-452-4668.


Perguntas do Senhorio

De onde virá o dinheiro do Programa de Auxílio Emergencial ao Aluguel?

O Programa de Auxílio Emergencial ao Aluguel é financiado pelo Governo Federal. O programa é administrado pela MaineHousing (Maine State Housing Authority). Será administrado localmente pelas Agências de Ação Comunitária do Maine.

Quando este programa será aberto?

Começaremos a aceitar inscrições na segunda-feira, 1º de março às 12h.

O que devo fazer se houver locatários que se inscrevam?

Você será notificado sobre a necessidade de preencher e assinar um pequeno formulário padronizado. Você pode ver um exemplo de formulário aqui. Também será preciso fornecer um W-9 se não tiver participado de programas anteriores de auxílio ao aluguel. Você também precisará fornecer o contrato de aluguel ou arrendamento entre você e o locatário que está se inscrevendo no programa. Se você não tiver um contrato de locação ou arrendamento, precisará enviar um comprovante de que é o proprietário do imóvel (como uma escritura ou nota fiscal). Se o seu locatário enviar uma inscrição, o CAA local enviará um e-mail ou ligará para você informando como enviar os documentos. Você deve fornecer ao seu locatário cópias dos documentos do programa assinados. Você precisa responder ao CAA dentro de um determinado número de dias: 10 dias se eles ligarem ou enviarem um e-mail, ou 14 dias se entrarem em contato com você por correio. Se você não responder nesse prazo, seu locatário receberá os fundos do programa 

Posso solicitar auxílio ao aluguel em nome dos meus locatários?

Você pode ajudar os locatários a preencher o formulário. Você também pode iniciar o processo enviando uma solicitação de locador com informações do locatário. A partir daí, a sua Agência de Ação Comunitária local entrará em contato com seu locatário.

Existe um limite para o número de locatários que tenho utilizando o programa?

Não.

Se um locatário não se qualificar para o financiamento, ele poderá ser despejado?

Os locadores ainda podem entrar com o processo de despejo nos tribunais do Maine, no entanto, há uma moratória de despejo federal até 31 de julho de 2021, que permite ao locatário bloquear o despejo. 

Como serei pago?

Dependendo das informações fornecidas no formulário e no contrato, você receberá fundos por meio de depósito direto ou cheque.

Meu locatário se inscreveu anteriormente, mas eu não recebi os fundos. O que eu faço?

Se você tiver perguntas gerais sobre o programa, ligue para MaineHousing em 1-800-452-4668. Se você tiver uma pergunta específica sobre sua inscrição, ligue para o CAA local. 

E se eu for pago pelos próximos meses e meu locatário se mudar? Eu tenho que pagar o programa?

Sim. Você deve reembolsar o programa por qualquer mês em que seu locatário não ocupou a unidade.

E se eu decidir que não quero participar?

Esperamos que os locadores queiram participar do programa, mas não podemos exigir que você o faça. No entanto, o seu locatário pode inscrever-se neste programa de forma independente e obter os fundos. Se você não quiser participar, informe o CAA quando for contatado.

E se meu locatário se recusar a participar? Ainda posso me inscrever em seu nome?

Esperamos que os locatários participem, mas não podemos fazer com que se inscrevam. Você não pode se inscrever em seu nome.

Posso aumentar o aluguel para locatários que se inscrevem neste programa?

Você pode aumentar o aluguel em 2021 somente se o aumento estiver incluído em um contrato de aluguel ou arrendamento assinado existente.

O meu locatário pode recorrer da decisão se o seu pedido for negado?

Sim. Se o seu locatário quiser recorrer da decisão, ele pode ligar para o CAA e informar que deseja recorrer. Uma pessoa diferente no CAA analisará sua inscrição. Se o CAA tomar a mesma decisão, seu locatário pode recorrer através da MaineHousing, ligando para 1-800-452-4668.

Posso recorrer da decisão do CAA em nome do meu locatário?

Não. No entanto, você pode iniciar um recurso em seu próprio nome.



If you are worried that someone you know has applied for this program and doesn’t really need help, you can contact the Maine State Auditor’s Fraud Hotline to make a report. MaineHousing also reserves the right to randomly select applications and request supporting documentation to check for program eligibility.


Email Updates


Please fill out the form below to join our email list for Emergency Rental Assistance Program updates.  



MaineHousing does not discriminate on the basis of race, color, religion, sex or gender, sexual orientation, gender identity or expression, national origin, ancestry, disability, age, marital status or receipt of public assistance in the admission or access to or treatment in its programs and activities. In employment, MaineHousing does not discriminate on the basis of race, color, religion, sex or gender, sexual orientation, gender identity or expression, national origin, ancestry, age, disability or genetic information. MaineHousing will provide appropriate communication auxiliary aids and services upon sufficient notice. MaineHousing will also provide this document in alternative formats upon sufficient notice. MaineHousing has designated the following person responsible for coordinating compliance with applicable federal and state nondiscrimination requirements and addressing grievances: Lauren Bustard, Maine State Housing Authority, 26 Edison Drive, Augusta, Maine 04330, Telephone Number 1-800-452-4668 (voice in state only), (207) 626-4600 (voice) or Maine Relay 711.